terça-feira, 7 de abril de 2015

A que tempo estamos de um milagre?

No livro de João capítulo 11 vv 1-46 " Havia um homem chamado Lázaro, ele era de Betânia, do povoado de Maria e sua irmã Marta. E aconteceu que Lázaro ficou doente. Maria sua irmã, era a mesma que derrama perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos. Então as irmãs de Lazaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a que amas está doente" (vv1-3)

     Falamos de relações humanas, em que a morte ainda é um grande mistério para a humanidade a ponto de causar medo e espanto. O lar visitado pela morte se mostra enlutado sob diversos aspectos. Entre todos os presentes se observa  alguns falando em voz baixa, outros soluçando, pessoas ao redor do defunto, muitos chorando a perda do ente querido. Os pêsames são dados para a família então o consolo vem. Contudo a parte mais difícil esta chegando que é a separação para sempre com a chegada da hora de fechar o caixão para o sepultamento do morto, então as lágrimas tornam-se inevitáveis entre todos os presentes.
   Lázaro o amigo de Jesus está morto, porém havia um grande plano divino em meio a dor da partida do amigo e irmão da família em um povoado conhecido como Betânia.
  Para muitos uma grande tragédia, mas para Deus o momento de mostrar para que Jesus foi enviado e glorificar seu Santo nome. Como veremos na sequência do texto a seguir:
   1- Primeiro decretar a falência da morte pelo poder que estava conferido à Jesus. Assim nós podemos ver o cântico da vitória que ecoa pelo mundo, quando a morte perde o poder de deter seus mortos pelo grito arrasador de Jesus ao chamar pelo nome seu amigo do estado de morto à "noventa e seis horas". Por isso que Paulo se alegra e pergunta: "Onde está, ó morte a tua vitória? Onde está ó morte teu aguilhão?" "Tragada foi a morte na vitória". Apesar desse cântico não falar desse momento mas da ressurreição dos crentes, retrata a alegria vinda pela morte de uma pessoa garantindo a vitória.
Os vv 14,17,39,43 e 44, expõem a morte completa do moço de Betânia, mas seria vencida para todo o sempre.
  2- Revelar  o ministério de Deus encarnado, Jesus: a) Só Ele tinha poder de Chamar pelo nome o morto pelo fato de ser um Deus homem e ser obedecido pela morte; b) Um grande e perfeito homem quando se é manisfestado nele o sentimento de perda, com o mais notório derramamento de lágrimas. Veja sua amizade  nos ( vv . 3,5,11,21 e 32) Ele é o amigo a quem se pode recorrer na hora das dificuldades. Quando Jesus diz: que Lázaro não está morto porém dorme, vamos ver o mais alto significado do Emanuel de (Isaías 5.14).
 3- Dar assistência á fé e cultiva-la em geral (vv. 15,21,24,25,40 e 42), todos falam da fé e a necessidade de seu cultivo no coração de todos os discípulos, às irmãs do morto e pessoas que estavam em redor como expectadores do que o mestre faria. Com apenas uma palavra lázaro não poderia ser ressuscitado, conforme o "servo do centurião"? Porém Jesus queria mostrar que era momento de separar seu ministério como um grande presente de Deus aos que estavam em Betânia como uma marca que jamais se apagaria da mente e dos corações dos discípulos, como testemunhas fiéis do seu poder. Por isso que Ele disse: no v.15 com alegria deles estarem com Ele ali naquele exato momento, para que tivessem certeza do que fossem falar. Veja (Mc 16.20, At 4.15-20), só se pode ser testemunha de alguém quando se conhece e sabe alguma coisa ou fatos acerca dela.
4- Um grande dilema: Quando Jesus pede para a pedra ser removida Marta cria barreiras, mestre já cheira mal, mestre já tem noventa e seis horas que meu irmão está morto. Ele tem em suas mãos leia (Sl 24.1), que a morte na caverna é sabido, que todas as vezes que homem peca seus pecados são como câncer na alma levando a morte espiritual. Ao homem compete apenas remover a pedra, mas se pergunta que pedra é essa; essa é a mesma pedra que fez o israelitas andarem quarenta anos no deserto, por falta de fé. É tempo de trazer para fora o que impede o milagre acontecer, coisas sujas, repulsivas e fétidas que são, enquanto não ouvirmos o nosso nome gritado pelo Senhor não poderemos ser um milagre em suas mãos.

Tenha uma atitude, aproxime-se do seu milagre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário