quarta-feira, 6 de abril de 2016

                                Tentação um fator humano 





Introdução:

- Desde os tempos mais distantes, ouvimos falar de tentação e sabemos do poder que detém em influenciar: pensamentos, ideias, conduta, ações e etc... A tentação acontece imbuída do desejo, de fazer o homem errar o alvo, fazendo-o pecar desobedecendo as leis de Deus. Nossos inimigos espirituais sentem-se extremamente felizes, com a queda do homem em face a tentação, vide as ações do diabo com a mulher antes da queda no paraíso. Muitas pessoas tem fracassada nesta corrida para vencer as tentações, porque é mais fácil fazer o que é mal, ou seja, o ser humano é tendencioso a errar, cometer coisas que o afastarão de Deus. Essa deficiência moral herdamos de nossos pais, Adão e Eva depois deles, vemos na história uma sucessão de erros e desencontros promovidos pelo fator: Humano x Tentação, essa é uma luta que teve começo, porém, fim não sabemos... Essa definição, dará a todo aquele que, quando tentado oferecer o mínimo de resistência possível para não sucumbir aos desejos da sua carne e poder sair vitorioso dessa batalha entre o espírito x carne.

Tentação, uma batalha diária

- Segundo Orlando Boyer a tentação é definida desta forma: "Indução para o mal pela natureza humana, do diabo e o mundo", logo, temos alguns inimigos que lutam compra nós constantemente fazendo com que nossas lutas sejam exponenciais. O homem tem pelo menos três grandes obstáculos à superar:

1- A sua própria natureza

1.1- Quando Eva o e inimigo conversaram, ela sabia que comer do fruto proibido representava a morte Gn 3.3, porém, quando tentada foi convencida por ele que apenas teria seu conhecimento aumentado, Eva começou a trilhar o caminho tortuoso da queda porque ela começa a sentir desejo, anseio e vontade por aquilo que representava a sua destruição, a mulher passou pelas estágios da concupiscência veja I Jo 2:16.

. Concupcência da carne
. Concupcência dos olhos
. Soberda da vida

Eva é apenas um exemplo, dentre tantos relatados pela bíblia. A questão é o controle sobre "a vontade de errar" Gl 5:17, o impulso inicial que a pessoa sente em ir em direção ao pecado Rm 7:18-19, uma luta interna é travada devo ou não fazer, posso ou não, pensamentos que surgem antes de algum tipo de ação. O melhor jeito de superar o homem as suas fraquezas é orando e pedindo a Deus que seja fortalecido diante das tentações. Quando olhamos a bíblia,  parece que em algumas de suas histórias seus personagens não são de "carne e osso", eles são exemplo de moral e ética. Mesmo vivendo em tempos de extremo distanciamento do cuidado e piedades para com  Deus.

Exemplos: A geraçôes de sete filho de Adão, foram tementes a Deus. Enoque é fruto de uma dessas bem-aventuradas gerações, muito pouco se fala sobre ele, contudo, temos uma compreensão muita clara que o resultado de uma vida com Deus. Deu- lhe o direito de ser o primeiro individuo da história bíblica a sofrer um arrebatamento em vida. Será que satanás não estava presente neste período? Ou Enoque era como os anjos do Senhor selados para santidade? 

1.2- Sim, o adversário estava presente

1.3-  Claro que não, era um ser humano como você, isso torna sua biografia ainda mais interressante. Esse homem chegou a um nível de santidade tão elevado que andava com Deus. Imagine na  atualidade Enoque dando uma chegadinha no centro da cidade e entre muitas coisas, conversar com Deus.
- Davi, depois de seu infeliz incidente com Bate Seba 2Sm11.1-3, aprende da forma mais dolorosa que não deve ceder aos próprios desejo. Em um de seus salmos, fala com muita clareza o que o pecado representa Sl 66.18.
- Segundo a terminologia a palavra pecado no hebraico é hatá, em português é hamartia, que signica; Errar o alvo, uma desobediência direta a Deus.

Obs: Um ditado chinés é muito conhecido e diz: Aquele que aprende com os próprios erros é tolo. Porém quem aprende  com os erros alheios é sábio.

2- O diabo

- É extremamente complicado viver em mundo onde tudo corrobora para não fazer a vontade de Deus Rm 7:23, para completar, temos o maior inimigo da igreja trabalhando para provar que o pecado não é ruim, tão pouco faz mal. Ao longo da história bíblica vemos ele dizer: que trapacear pode, quando Isaque é enganado por Jacó seu filho e Rebeca Gn  27:6- 14, ficar com a mulher de seu irmão (seu próximo), não tem problema porque quem estava pecando era rei veja II Sm 11: 1-2. O diabo nunca vai atacar alguém sem  conhecer suas fraquezas primeiro, nessa luta o homem por si só (sem ajuda de Deus) sempre vai estar um passo atrás do inimigo. O homem foi criado Gn 2:7 há mais de seis mil anos atrás, desde então, é alvo de investidas do mal, entende-se que ele conhece tudo acerca do homem, personalidade, caráter, temperamento, etc... Quantas gerações, povos e culturas já não viu? É um grande obstáculo com certeza, a ser vencido. 
Parece extremamente difícil algum tipo de triunfo ante um inimigo tão preparado e determinado em sua missão, contudo,  existe um detalhe que pode mudar toda curso da história. Jesus debilidado e com muita fome, apenas com o poder da palavra Hb 4.12, de Deus vence o arque rival. Poucas vezes em seu ministério terreno, Jesus fala de si mesmo entretanto, em Mt 11, não economiza fala de seu comportamento, cruz e descanso. Mas com o diabo usa apenas o que estava escrito até o ocorrido, nada novo apenas com conhecimento dos antigos escritos e o inimigo foi vencido. Não se firmou na base de ser Deus,  de serem antigos conhecidos, sim, confiando que Deus lhe ajudaria a triunfar sobre seu inimigo. A presuncão e a auto-confiança tem sido a causa do fracasso alcançar ministérios,  lideres, liderados, pequenos e grandes. Diante de alguém tão poderoso apenas a palavra de Deus pode afungentar o mal.

2.1- Origem: satânica e carnal:  Segundo Boyer a Tentação é: "a indução ao mal, pela carne , diabo e o mundo." Então quando alguém é tentado pelo diabo, penso que ele vai buscar os meios mais fáceis para chegar em seu objetivo. Veja bem como se comporta quando encontra-se com Jesus no deserto. 

1- Semêia dúvida no seu diálogo quando diz: Se tu és mesmo filho de Deus...

2- Após quarenta dias árduos de jejum Jesus teve fome, então o diabo expoem seu desejo. "Transforme essas pedras em pão."Mt4.2

O tentador, sabia com quem estava conversando e ainda mais, sábia porque Jesus estava na terra em forma de homem. Gn2.15
Tudo que permite que o inimigo tenha acesso a sua vida precisa ser visto, as legalidades, as janelas, portas, brechas espirituais,  precisam ser fechados para que não tenha poder de sucesso. Toda preparação, Ef 6.11, dedicação a sua vida espiritual, não impedirão de ser tentado, porém, lhe darão forças suficiente para resistir. Jo 10.10

Obs: Em suma, sobre a vil tentação oferecida por satanás:

3- O inimigo sempre visa a derrota do servo de Deus, não se esqueça de sua funcão primaz, Jo .10.10. Com a Tentação e a queda, o diabo triunfa. Porque conseguiu com efeito promover a tentação e obter sucesso, levando as vias de fato o cristão a experimentar a tristeza de ceder os desejos do mal. 

4- Não existe pecado em ser tentado Hb 4.15, o problema é cair na tentação.  O próprio Jesus foi tentado, porém, não caiu na estragégia da maldade. O diabo lhe ofereceu até o mundo como possessão, se o Mestre se prostrasse ao deus desde século Co 4.4 -Mt 4.9. Jesus é o maior exemplo nos anais da história biblica e mundial de sucesso  e triunfo, por tentado e vencer o mal.


5- Quando o homem cai diante de uma investida do mal Deus não é glorificado. Qual foi uma das estratégias principais do diabo com Jesus no deserto? Tirar o Mestre da depedência de seu pai (Deus). O deserto que enfrentamos em meio nossa tragétoria terrena revela quem realmente somos e o que queremos.

6- Tentação e diferente de provação, seus objetos de apreciação no caso de seu objetivo são completamente diferentes. Deus nunca a ninguém tenta, todavia, pode provar afim, de estabelecer seu propósito sobre o homem, Jó 42.1. Com efeito de o fazer um servo melhor trabalhando em qualquer área de sua vida, leia o capítulo primeiro de Jó e poderá indentificar medo e certamente foi um dos motivos que o levou a ser provado.


Pode ocorrer provação e tentação simultaneamente? Sim. Vejam a vida de Jó... Deus permitiu a provação, contudo, Satanás o quis derrubar e destruir sua fidelidade ao Senhor: Jó 2:6-10.


3- O mundo e o seu sistema

-  A vitória sobre o mundo é muito representativa, porque evidencia a escolha que foi feita.
Fica claro, que o desejo pelo Senhor é superior a vontade pelo mundo. O cristão serve a Jesus sem se importar com o que o mundo tem a oferecer, existe prazer no ato de dizer não aos prazeres da carne. Se para algum servo de Deus a cruz representa um fardo, um peso, que obrigatoriamente precisa levar. Nunca sentirá prazer no servir a cristo e deixará de experimentar sastisfação está ligado intimamente a cruz. Não se pode dizer que o mundo não tem nada a oferecer, porque realmente tem e não são poucas as opções. Uma vida de santidade requer grandes sacrifícios que o crente precisa fazer, porém, não necessariamente sem o prazer e gozo na alma. Quando alguém consegue se livrar das têias embarassantes do mundo, está livre para poder desfrutar da liberdade que apenas Jesus o Cristo pode oferecer. Paulo antes de fazer, o encerremento de sua segunda epístola a igreja em corinto e pedir sua capa, como também seus pápiros. Nos deixou uma de suas frases mais tristes para se saber, ele disse:"Porque Demas, amando o século presente foi embora para tessalônica..."
Ame... quem de verdade, de fato te ama João 3:16, se entregue sem reservas para Ele, permite ser envolvido por esse amor.

A SEQUÊNCIA DA TENTAÇÃO NÃO RESISTIDA (Tg 1:13-15)


1.      PENSAMENTO
2.      IMAGINAÇÃO
3.      DESEJO
4.      DECISÃO
5.      AÇÃO (pecado)
6.      MORTE (separação de Deus)

COMO OBTER VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO?

1.    Afastando-nos das fontes da mesma: I Co 6:18, II Tm 2:22
2.    Resistir à sua sedução: Tg 4:7
3.    Vigiar e orar: Mt 26:41
4.    Levar todo pensamento á obediência de Cristo: II Co 10:5
5.    Andar no Espírito: Gl 5:16; apropriar-se, pela fé, dos recursos de Deus: I Co 10:13
6.    Manter comunhão constante com os irmãos: Cl 3:16
7.    Estar com a mente cheia da Palavra de Deus: Fp 4:8-9
8.    Buscar a santidade do Senhor: I Ts 5:23-24; servindo-O e adorando-O: Sl 56:10-13


QUE FAZER, QUANDO CEDEMOS Á TENTAÇÃO?

1.Confessar e abandonar o pecado: Pv 28:13

- Não podemos nos esquecer, que o pecado é um como um câncer para vida espiritual de qualquer servo de Deus, que pensa em viver uma vida integra. Quando uma parte do corpo humano é afetada por algum tipo de manifestação de câncer. O diagnóstico apontará para uma provável cirurgia para a retirada da doença. Quando o pecado é reconhecido, confessado e principalmente abandonado, o Senhor opera em nós com seu poder nos limpando deste mal. 1Jo 1.9

2. Arrependimento é indispensável

- Se de fato o arrependimento for verdadeiro, o maior anseio da pessoa que errou, será concertar seus erros. O filho pródigo é um grande exemplo de arrependimento e mudança de atitude. Nunca é tarde demasiadamente para fazer acertos na vida, contudo, a autopiedade é um sentimento de degradação moral. Que te poderá afastar a retomada da comunhão com Deus. 
    Veja um exemplo: Não posso, ser mais um servo de Deus porque errei muito, não sou mais digno de ser servo de Deus, Ele não me aceitará mais, etc... Deixe o Senhor se manisfestar, transformando todo pensamento,  atitudes, conduta, apenas Deus pode operar em alguém o novo nascimento. 


Conclusão:

- Ninguém está isento de ser tentado, cair em pecado, as possibilidades são grandes, mas o Espírito-Santo está conosco todos os dias, justamente para nos auxiliar no exercício diário da fé. Jesus prometeu-nos a sua presença todos os dias para trazer conforto e reforçar a certeza em nosso espírito que não estamos só em nossas lutas. A depedência de Deus nos aproxima dEle, fazendo-nos mais fortes, concientes da verdade que não somos nada sem sua presença. Podemos não ser perfeitos, passíveis de erro, entretanto, a aliança que temos com Deus, vai determinar o triunfo e a vitória sobre qualquer ação maligna. Em um de seus salmos Davi, se dedica a falar; do desejo intenso em morar na casa de Deus, para aprender. Ninguém pode vencer uma luta sem conhecer suas armas. O triunfo do servo de Deus se dá em conhecer mais o seu Senhor e não no aumento de sua auto-confiança. Uma vida de oração e comunhão com o Senhor afugenta a tentação, fazendo-a menor.



Deus vos abençoe! 














Nenhum comentário:

Postar um comentário